Chatúsculo

De tanto ouvir falar no fenômeno literário Crepúsculo, resolvi dar uma espiada. Muita gente implicava com ele, mas eu não queria formar uma opinião sem ter lido. Daí fui lá, baixei o primeiro livro e fui lendo, em doses homeopáticas.

É verdade que o e-book que eu baixei ajudou muito a aumentar o meu pé atrás. Nunca li uma tradução tão mal feita: com erros de português e frases como “eu encarei ele”. Deve ter sido feita por algum adolescente que não quis esperar a versão em português chegar às lojas. Horrível, mas deu para ler.

A história começa com a chegada de Bella Swan a uma cidadezinha minúscula em Washignton, Estados Unidos, onde chove quase o tempo todo. Bella foi para Forks (o nome da cidade) para morar com o pai, com quem ela não tinha muita intimidade.

Na escola, ela conhece Edward Cullen e seus “irmãos”. Edward Cullen, seus irmãos e todo o resto da família são vampiros, como Bella descobre depois. Vampiros bonzinhos, que não se alimentam de sangue humano e preferem caçar animais para se alimentar, mas sem causar danos ao ecossistema. Bocejos. E são lindos, perfeitos, parecem ter saído de uma revista – como a autora faz questão de dizer a cada dez linhas.

No geral, tudo se resume a isso: repetição. A autora parece não se convencer de que os leitores têm uma boa memória. “Edward é lindo”, “Edward é perfeito”, “Edward deu um sorriso torto (oi?)”, “Eu sou muito perigoso para você, Bella”, “Eu sou muito desastrada” e frases parecidas são encontradas ao longo de todo o livro.

Parece que a gente está lendo a Capricho ou os nossos diários de adolescente. “Vi Edward na escola hoje e ele estava lindo como sempre”. Troque o nome dele pelo garoto que você idolatrava na quinta série e o resultado é o mesmo.

Enfim, perdi um tempão tentando entender os motivos pelos quais esse livro virou sucesso e não consegui. Ok, tem romance, que é muito atrativo para as meninas. Tem histórias de vampiro, para agradar aos meninos. Mas ação, mesmo, só acontece no final.

Não gostei, não me diverti, mas sobrevivi. E aprendi duas coisas:

a) Edward Cullen é lindo;
b) Não tenho mais idade para ler romances bobos.



6 comentários:



Borges disse...

Edward Cullen é gay.

Rafaela disse...

Hahahahhahah.
Amei as montagens!


p.s: Edward é lindo

Rebecca Albino disse...

HAHAHAHA. Boa! Eu tenho uma amiga que é vi-ci-a-da nestes livros. Meu colega de trabalho, a-do-ra e até se refere à série como 'religião'. Aí eu até pensei em ler, isso foi no fim do ano passado. Um dia, passei por uma banca de jornal e vi que o livro/filme era capa da Capricho. Daí perdi totalmente a vontade de ler. Se o público da Capricho aprova, sei não, sei não. Agora que a febre está cessando, talvez, se eu conseguir emprestado, leia só para ver qual é a da parada e tentar entender, assim como você, o que há de tãããão bom nas histórias de Edward-vampiro-perfeito e Bella.

;)

Alexandre Silva disse...

Ainda bem q nunca leio esses troço "da moda". Eu sou uma das únicas pessoas no mundo que nuncaviram Senhor dos Anéis, nem Harry Potter e acredite: Matrix!!!
Ah, eu tb nunca li O Segredo nem o Código da Vinci... pq leria Crepúsculo? kkkkkkk

O bom é que só prova a minha teoria de que: modinha sucks...

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Anônimo disse...

Esse não é um romance bobo coisa nenhuma se vc aprofundar verá que é ótimo,muito bom, eu já li os 4 livros e recomendo ......
É perfeiitoooooooooo!!!!!
MAs essa pate do Edward Cullen é lindo é um pouco verdade pois O Edward não é só lindo ele é PERFEITO!!!

Anônimo disse...

Eu amo Crepúsculo, e tenho o maior orgulho de dizer isso, eu tenho os filmes todinhooos, tenho os livros todinhoooooos e me orgulho disso...
Vcs dizem q ele é gay ou coisa assim, pq ele tem mais fans garotas q vcs tem amigas garotas...kkk Mas fazer oq né?!
Adimito q amo ele, e estou louka para ver Amanhecer...Hunpf!!
Áh, e BORGES...
Gay é vc tá?! Obs.: inveja...mataaaa!!