O pior dia do ano

O cão chupando manga. Azeda que nem jiló. De mal com a vida. Acordando com os dois pés esquerdos. Melancólica. Chata de galocha. É assim que eu me sinto, desde sempre, quando chega a véspera do meu aniversário.

Não tem muito a ver com a idade, pois lembro de ter tido crises assim na adolescência também. Como eu disse antes, isso acontece desde sempre. Mas hoje, em que me despeço dos 30 anos e estou quase chegando aos 31, parece que tudo foi potencializado.

Passei o dia inteiro, inteirinho, sendo a Bridget Jones. Todos aqueles questionamentos que a Bridget faz ao longo de um ano, em seu diário, eu fiz hoje. Foi uma overdose de pessimismo, humor negro, antecipação de coisas que nem sei se vão acontecer. Uma típica véspera de aniversário. Na minha cabeça, os diálogos internos mais ridículos se sucediam.

Na padaria, ao ver uma mãe com seu filho:

Eu: Ai, será que um dia eu vou ter um filho?
Eu2: Tu nem gostas de criança. Nem tem paciência!
Eu: Pois é. Mas... Poxa vida, por que eu também não posso ter um filho?
Eu2: Cachorros dão menos trabalho. E ter filhos com quem?
Eu: É...

Na rua, indo para casa:

Eu: Já sei! Eu quero ir embora daqui. Não quero mais morar na mesma cidade, ver as mesmas pessoas. Ó, tô andando aqui e nem tô reparando em nada. Já conheço até as pedras da calçada de cor!
Eu2: Mudar de cidade não vai adiantar. Tu vais ter que te levar junto, sabia?
Eu: Eu sei que o problema sou eu!
Eu2: Então, agora é hora de olhar para dentro.
Eu: Cansei de olhar para dentro. Quero sofrer em Paris! Ou em São Paulo! Em Salvador!
Eu2: Com que dinheiro?
Eu: Ok, você venceu.

No trabalho, num momento ocioso, quando eu ia jogar fora uma folha de papel rabiscada:

Eu: Como era mesmo aquela dobradura que eu fazia na quinta série?
Eu2: E eu é que sei?
Eu: Acho que era assim... Ih, não deu certo. Mas eu tinha certeza de que era assim! Viu só? Eu não tenho talento pra nada! Pra nada!
Eu2: E de que serve ter talento pra dobrar papel?
Eu: Será que devo aprender origami?
Eu2: Pra quê?
Eu: Sei lá. Eu podia fazer aqueles passarinhos, amarrados numa cordinha... Um móbile, sabe?
Eu2: Isso é brega!
Eu: Verdade. Mas se eu fizesse, não teria que comprar um.

No trabalho, ainda:

Eu: Acho que eu preciso é de um amor.
Eu2: Uma pessoa, agora, só ia atrapalhar.
Eu: Por quê?
Eu2: Porque não é o momento. Agora é hora de olhar para dentro.
Eu: É... Realmente, não estou com paciência...
Eu2: Eu sempre tenho razão. Vai cuidar dessa cabeça!
Eu: E se eu aprendesse a meditar? A esvaziar a minha mente? Assim, não teria que ouvir você!
Eu2: Sua mente não consegue se aquietar. Nem por um segundo.
Eu: Eu SEI! Mas se eu pudesse dar sumiço nesses pensamentos negativos... Nanael diria que tudo passa.
Eu2: Ele tem razão.
Eu: E não é?

E assim o dia passou. Tive outros diálogos internos, ainda piores, mas não ouso revelar. Eu2 resolveu me dar um pouco de sossego. Acho que até ela se cansou de mim. Opa!



Eu2: Voltei. Li o texto. Está razoável. Mas você não deveria ter feito a comparação com a Bridget Jones.
Eu: Por quê?
Eu2: Porque ela se envolveu com Daniel Cleaver e com o Mark Darcy. E você?
Eu: Hummmm... Pelo menos, eu não bebo!
Eu2: É, já é um começo.

10 comentários:



Andrea Vaz disse...

Bem interessante seu texto!

Acho que todo mundo tem diálogos internos e o interessante é que vc exterioriza muito bem. Nem todo mundo consegue por para fora o que pensa.

Meditação sempre faz bem e geralmente aprimora os pensamentos...rsrs...

Aguardo sua visita!

Sucesso sempre!

Borges disse...

Ultimamente tenho odiado meus aniversários, mas acho que é por outro motivo.

A gente sempre está pronto pro amor. E nunca está. Ele simplesmente acontece.

Beijos!

Anônimo disse...

Aniversario passa de dia feliz da infancia para dia sofrido pro resto da vida, a nao ser naquelas epocas (raras) onde a vida sorri e muito pra gente.
Mesmo assim, texto otimo... me fez pensar em mim mesma... tenho mtas dessas conversas esquizo comigo mesma...
Anyway, mesmo o dia sendo ruim, nao custa nada desejar felicidades, ne? Entao... feliz aniversario!
beijos

Anônimo disse...

ps: esqueci de dizer...sou do forum do Garotas... hahaha

Nanael Soubaim disse...

Mamma Flávia? Sois vos?

Adriane Schroeder disse...

Menina, amei!
E as crises de aniversário são sempre as piores.
Cada vez mais me admiro de teus textos, Luníssima!
E diga pro teu eu n° 2 que estás ficando cada vez melhor!
E um dia terás um quibe pra chamar dirceu. Tenha fé.

Alexandre Silva disse...

Diálogos internos são ótimos. Eu travo cada dialética com o Eu2 q vc precisa ver... ou melhor, não. O seu Eu2 tá precisando de atenção coitado, mandou vc olhar pra dentro 2 vezes. Que alter-ego egocêntrico, rsrsrs
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

fabio_ disse...

Outro dia eu falei pro Dave que eu me boicoto. Ele não entendeu. Vou mandar pra ele esse post!

Frankulino disse...

ADOREI, ok? Bjos!


ps.: nem tenho isso, viu? Geralmente até me sinto bem perto do meu aniversário. Isso deve ser pq mulheres geralmente são mais sensíveis ao inferno astral...

Lótus disse...

Cheguei aos 32 há poucos dias (sou pisciana!), e posso dizer q todas essas caraminholas, se não vão embora, pelo menos perdem a força. Ou trocam de nome, de lugar, de roupa. E logo logo vc vai ver q, enfim, a vida é bela! ;o)