30 é o novo 20

Fazer trinta anos não é uma perspectiva muito agradável. A gente se assusta, e se assusta bastante. Depois, como tudo na vida, a gente se acostuma. E vê que aquilo não era nenhum bicho-de-sete-cabeças. Grande parte da humanidade adora fazer drama antes do tempo. Morrer de véspera, que nem peru de Natal.

A gente percebe o quanto é bobo se desesperar com a chegada dos trinta quando se dá conta da época em que vive. Lembra daquela propaganda que dizia “incomodada ficava a sua avó”? Antigamente, sim, as pessoas tinham motivos para temer essa mudança de idade. As balzaquianas já estavam se encaminhando para a velhice. Hoje, a nossa juventude dura muito mais. Ninguém precisa se sentir velho, só porque está entrando na sua terceira década de vida.

É claro que a gente precisa ter senso crítico. Não existe nada mais feio do que uma pessoa bancar o adolescente a vida toda. Já existe o Chorão do Charlie Brown Jr., não precisamos de mais gente assim! Aliás, eu me pergunto quando é que essa criatura vai crescer – se é que vai, um dia. Acho patético.

Os balzaquianos podem continuar a usar all star, a jogar vídeo-game, a pintar os cabelos de cores berrantes, se assim quiserem. Podem ler Harry Potter, podem curtir o mesmo tipo de música que ouviam na adolescência, e até sair todas as noites (se tiverem fôlego para isso). Não existe limite de idade para fazer o que se gosta. O grande lance é ter uma certa moderação, um certo bom-senso. É meio complicado, mas aos poucos a gente consegue se encontrar e perceber o que ainda faz sentido, o que ainda queremos na nossa vida.

Saber que não somos velhos, que ainda temos tempo para dar um jeito na vida, que já temos uma certa maturidade é a melhor parte de fazer trinta anos. A parte ruim é ter a consciência de que ainda existem algumas pendências. Mas isso faz parte da vida, por mais clichê que seja. Ninguém vira balzaquiano sem questionar nada. Até o Chorão deve ter suas dúvidas. Pena que ele chateie todo mundo, tentando entendê-las...

Fazer trinta anos não é tão fácil, nem tão difícil, nem tão bom, nem tão ruim. É quase como entrar de novo na adolescência e ter que descobrir, outra vez, o que se quer e o que se é.

22 comentários:



Luiz Carlos disse...

Não sou muito de me preocupar com a idade, talvez seja pq eu seja novo(22 anos). Vou ver quando chegar aos meus 30

Abraço

Luna disse...

Como diz o Silvio Santos, "Aguardemmmmmm!".

Victor Moraes, disse...

Verdade, as pessoas querem permanecer na adolescência mesmo chegando aos trinta.
Mas acho que isso pode ser bom, conservar o bom astral e mesclar-lo com responsabilidades pode dar um resultado bacana.
Isso, claro, se não ficar patético (como em alguns casos que conheço).
Mas é isso, uma questão de equilibro.

jj disse...

Acho que a melhor parte de se fazer 30 anos deve ser mesmo a experiência de vida, o aprendizado e saber que ainda dá tempo te fazer muuuitas coisas, que a vida ainda não acabou!

Gostei do seu blog!
Brigada pelo comentário no meu blog.

Vou te linkar nos meus favoritos, okay?

http://thelipstickisred.blogspot.com/

Levi Ventura disse...

Já eu, sou ao contrário.
Tenho 15 anos, mas tenho cabelos brancos, mente de uma pessoa mais velha, sou totalmente careta, gosto de coisas antigas, e até mesmo fisicamente pareço um idoso.
Mas não tenho nada contra em quem queira se manter jovem, mas não precisa e nem pode exagerar

Luna disse...

Levi, tem muita gente assim. Eu era bem mais rabugenta quando tinha 15 anos.

Unknown disse...

eu num qro nem chegar nos 20, hehehe

Blog JC Digital

Alexandre Silva disse...

As mulheres de 30 ficam muito, mas muito mais interessantes que as de 20. Nem se compara... tem um texto, de Mário Prata que fala isso:

"Elas talvez não saibam, mas são as mais bonitas das mulheres. Acho até que a idade mínima para concurso de miss deveria ser 30 anos. Desfilam como gazelas, embora eu nunca tenha visto uma (gazela). Sorriem e nos olham com uns olhos claros. Já notou que elas têm olhos claros? E as que usam uns cabelos longos e ficam a todo momento jogando as melenas para trás? É de matar (...) 'A mulher de 30 anos satisfaz tudo

Como dizemos entre amigos: "melhor idade da mulher é: ou antes dos 18 ou dps dos 30" hehehehe... mas ainda fico com dps dos 30
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Anônimo disse...

É isso aí, Luna, apoiado! 30 é o novo 20, definitivamente. Alguém resiste ao charme poderoso das meninas de "Sex and the city"? :-) Balzaquiana é uma palavra coroca e enterrada -- os trintões e trintonas são apenas jovens, muito jovens.

Beijinhos da Fernanda e muito sucesso no blog! ADOREI as cores! Vai também um convite para uma visitinha ao Ultramuito: http://ultramuito.blogspot.com/

Aparece lá!

Cruela Veneno da Silva disse...

tem nada de bobo com o desespero.. vc vai ver que começa a engordar diferente.. e nunca, nunca emagrece.

Rafaela disse...

Como eu já falei antes: balzaquiana cool!

Anônimo disse...

Eu não posso me queixar... Aos 30 anos levantei minhas velas, saquei uma bússola e tratei de procurar rumo.
Há pouco eu ainda era um acúmulo de tantas coisas que não me deixavam ver bem quem eu sou e o que estou buscando.
Isso tá parecendo + uma confissão... Huahuauahuahauha.
Anyway, cada idade tem seu papel fundamental... "Nada poderia ter sido feito, a não ser o tempo em que foi lógico. Ninguém nunca chegou atrasado".
E tenho dito! :)

Anônimo disse...

Ainda estou na casa dos 20, mas concordo que 30 anos não é sinal de velhice!

E estou ainda mais de acordo com a sua descrição do "Chorão" do CBJr... Incrível como você retirou cada sílaba do meu pensamento e colocou no seu post.

Natália Coelho disse...

Minha mãe vive me dizendo:
"Eu agora com 42 anos,não me sinto velha,imagina você na minha idade?"
A juventude anda durando mais,e eu acho isso ótimo!

Abraços

Anônimo disse...

Acho que existem limites. E existe um abismo entre o "jovem" e o "adolescente". Um trintão adolescente, é um ridículo feito o Chorão - aliás, que exemplo perfeito. Mas um trintão jovem, é simplesmente jovem. Sabe aproveitar a vida até melhor, já que tem cabeça para isso. Podo usufruir das coisas como nunca antes, com muito mais maturidade.
Ainda não cheguei nessa data, estou no finalzinho dos meus 24 anos, mas não é algo que me preocupe. Talvez arranque os cabelos quando chegar lá, mas isso só o tempo dirá.

Fabiana disse...

Eu tô gostando de ter 30 anos. Quase já me conformo com a maturidade e vivo, como você lembrou no seu texto, uma quase adolescência. Parece que, agora, percebo que achei o meu lugar no mundo.

Bianca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bianca disse...

Affz..

O povo ae não sabe o que falar e fica dando exemplo de 'chorão' , fala sério né.... Coomo um carinha ae disse ele tem uns 3o e pouco,e p. idade delee ele está beem, se ele poderia emagreçer..bom, seria uma escolha boa pois até seria bom p. ele msmo.....Mais ele estando assim não o faz vcs julgarem desse modo, como se ele estivesse numa posição super errada e não está nem ae p. saúde dele !! Para os que não sabem e ficam falando baboseiras, ele atualmente está beeeem mais magro .........
E para toodos, o segredo da vida, é vc saber aproveita-lá e curtir com moderação é isso !
Para os que não concordam, sinto muito ! Beiijos'

Anônimo disse...

Hi, I check your blog daily. Your humoristic style is
witty, keep doing what you're doing!
My web blog how to make an app

Anônimo disse...

Hola! I've been reading your web site for a while now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Porter Texas! Just wanted to mention keep up the excellent work!
My weblog ... piano lesson

Anônimo disse...

Good day! This post couldn't be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept chatting about this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!
Here is my web blog earn money at home

Anônimo disse...

Hello, i feel that i noticed you visited my weblog thus
i came to go back the desire?.I'm trying to to find things to enhance my website!I assume its good enough to make use of some of your concepts!!
Visit my site ; http://www.trtoli.com/