Mundo velho...

Enquanto esperava um ônibus que não chegava nunca, fiquei escutando a conversa de duas senhoras.

- Eu tenho um monte de dinheiro antigo em casa! Acho que vou vender...
- Vender?
- É, tem gente que compra.
- Mas quem compraria dinheiro velho?
- Tem gente que coleciona.
- Coleciona? Nunca vi alguém colecionar dinheiro! A gente mal tem pra pagar as contas, quanto mais pra colecionar!
- Colecionam, sim...

Duas coisas me chamaram a atenção nessa conversa:

a) Quem guarda dinheiro velho em casa? Por que não trocou, quando a moeda foi convertida? Fiquei imaginando que a casa daquela senhora era cheia de tralhas, de cacarecos. Daquelas casas em que é arriscado e surpreendente abrir uma gaveta. Não quero acabar assim. O que não tem serventia, eu passo adiante. Sem dó.

b) Uma mulher já de certa idade, que já viveu bastante, ainda não se acostumou com este mundo velho sem porteira? Todos os dias a gente ouve falar de tanta bizarrice... Colecionar dinheiro antigo, cédulas e moedas, nem é tão bizarro assim. Existe até um nome bonito para isso: numismática. Quando alguém comenta comigo sobre alguma coisa que eu não sabia, costumo acreditar. As pessoas, o mundo, sempre nos surpreendem.

Ainda bem que o ônibus finalmente apareceu, porque eu estava louca para xingar a tiazinha incrédula e teimosa. Ficar insistindo, quando não se tem razão, é mais uma coisa que os anos não ensinaram a ela. Quem sabe, um dia, ela mude. As pessoas, o mundo, sempre nos surpreendem.

1 comentários:



Um cara ai disse...

costumo ouvir coisas semelhantes quando ando de trem e metrô, haha, da uma raiva tão idiota, as vezes mudo de lugar só pra não continuar ouvindo.

beijo